segunda-feira, 28 de junho de 2010

Visita ao formigueiro

Visita ao formigueiro

Por: Mara Figueira, Instituto Ciência Hoje/RJ

Publicado em 02/01/2010
Atualizado em 23/12/2009

Formiga saúva carrega um pedaço de caule até o seu ninho (fotos: Júlio Avanzo Neto e Joana Fava Alves).

Você sabia que as formigas habitavam o nosso planeta há mais de cem milhões de anos? Imagina por que elas são definidas como insetos? Seria capaz de pensar que esses bichos, como nós, também produzem lixo?



Então, clique na tela abaixo e assista ao vídeo As saúvas – Uma sociedade de formigas. Produzido pela bióloga Joana Fava Alves, ele acaba de ser divulgado na internet e traz muitas informações – além de imagens sensacionais – sobre as formigas saúvas.







Pode me chamar de cortadeira!

Também conhecidas como cortadeiras, por terem o costume de cortar folhas e as levarem para dentro do formigueiro, as saúvas foram filmagens por Joana em São Paulo. A bióloga capturou imagens desses insetos tanto em formigueiros artificiais mantidos em laboratórios da Universidade de São Paulo quanto em formigueiros naturais presentes nos jardins dessa instituição e também na cidade paulista de Itirapina.





Foram quase dois anos de trabalho – e algumas picadas dos insetos! – até que o vídeo – produzido como trabalho final da faculdade de biologia em 2008 – ficasse pronto. Registrar o dia-a-dia das saúvas exigiu paciência e atenção. “Bicho é sempre complicado para filmar. Em geral, você precisa esperar até que aconteça o comportamento que você deseja gravar. Além disso, é preciso lidar com alguns contratempos. Se está muito quente, por exemplo, é difícil ver as saúvas fora do ninho durante o dia”, conta a bióloga, que está por trás de cada detalhe do vídeo, desde a filmagem até a locução, passando pela pesquisa, pela redação do roteiro e pela edição das imagens, entre muitas outras ações.



No escurinho do formigueiro


Disponível, por enquanto, apenas na internet, As saúvas – Uma sociedade de formigas deve ganhar, em breve, uma pequena tiragem em DVD. Com quase catorze minutos de duração, o vídeo traz cenas que somente poderíamos presenciar se nos aventurássemos pelo interior de um formigueiro. Ou você já teve a chance de observar uma formiga rainha colocando ovos para fundar um novo ninho? “Para mim, essas são as cenas mais especiais, pois mostram comportamentos que acontecem escondidos, no escuro do formigueiro onde ninguém vê”, conta Joana, que mantém um blogue só sobre as formigas saúvas e que você também pode conferir.

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/2009/dezembro/visita-ao-formigueiro/?searchterm=ovos

Nenhum comentário: