terça-feira, 29 de junho de 2010

Abelhas aumentam produtividade dos cafezais

Abelhas aumentam produtividade dos cafezais


da France Presse, em Paris



As abelhas podem aumentar o rendimento em 50% dos cultivos de café, segundo uma pesquisa panamenha publicada hoje na revista científica britânica "Nature".



O café se autopoliniza, pelo que durante um tempo se pensou que os insetos tinham um papel desdenhável em sua polinização. Agora, David Roubik, do Instituto Smithsoniano de Investigação Tropical do Panamá, demonstrou que as abelhas podem aumentar significativamente a produtividade dos cafezais.



O cientista estudou os cafezais do Panamá, onde colônias de abelhas africanas se instalaram em 1985, convertendo-se 25 anos mais tarde na principal espécie polinizadora dos cultivos situados a cerca de 1.500 metros de altitude.



Roubik trabalhou em 2001 analisando 50 plantas de café de dois anos de idade e comprovou que as flores receberam agentes polinizadores locais, mas também de abelhas "imigradas".



Os grãos resultantes da polinização das flores deixadas ao ar livre eram mais pesados que os grãos dos ramos que tinham sido protegidos por redes para impedir qualquer intervenção de polinização externa.



Isso permite deduzir que a contribuição ao peso final do grão varia segundo a natureza dos agentes polinizadores, estima David Roubik, assinalando que, de qualquer modo, as abelhas são responsáveis por mais de 36% da produção, segundo os resultados da investigações.



Investigações complementares deverão ser realizadas para estabelecer se esse papel das abelhas se confirma em uma escala maior, disse a "Nature".



Segundo as estatísticas da FAO, no mundo foram plantados em 2001 cerca de 11 milhões de hectares de cafezais. As superfícies cultivadas na Costa do Marfim, Gana, Quênia, Camarões e Indonésia duplicaram, e em alguns casos até quintuplicaram, nos últimos 40 anos, mas o rendimento dos cultivos diminuiu entre 20% e 50%.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u6625.shtml

Nenhum comentário: