quinta-feira, 24 de junho de 2010

Estude os dois textos destacados a seguir; eles trazem explicações sobre o Sol e outros fenômenos celestes, elaboradas por dois povos bem diferentes entre si e distantes no tempo e no espaço.

Roteiro de leitura

Durante a leitura, procure descobrir as razões dessas explicações, isto é, quais são os elementos mais importantes, em que se baseiam as explicações ou fundamentos.

Para tanto, verifique nos dois textos:

Quais são os “personagens”? Em que tempo ocorrem? E a matemática, as figuras geométricas, estão presentes? Em cada uma, como se descreve o movimento do Sol? Quais são as perguntas que cada explicação busca resolver? O primeiro texto é um resumo sobre um Mito de Criação, ou seja, um conto de tradição de um povo, falando de suas crenças sobre a natureza e o comportamento humano. São histórias de heróis e de deuses. Algumas estão escritas em livros sagrados, outras se transmitem pela fala.

Muitos brasileiros têm a Bíblia por tradição, sendo a Gênese o mais conhecido mito da criação entre nós.
O segundo texto é uma síntese de vários textos que falam sobre a ciência de Aristóteles. Estes textos foram escritos por estudiosos da História da Ciência.
 
 
 
Primeiro texto:

Mito da Criação do Sol, do povo Desâna, do norte do Amazonas

Da escuridão, surgiu Yebá beló, a avó do universo. Ela pensou então como seria a Terra.
Primeiro formou a esfera do universo barriga.
Depois, Yebá quis povoar a esfera e criou cinco trovões e lhes deu moradia. Ainda não havia luz,
por isso Yebá pediu aos cinco trovões que criassem a vida no mundo.
Eles fizeram os rios, mas eles ficaram em suas casas e não fizeram a luz. Como solução, a avó do mundo criou Yebá Ngoamãn e disse:
– Meus irmãos trovões não souberam fazer as coisas do mundo e a humanidade. Agora faça-as
você que eu hei de guiá-lo.
Então, Yebá Ngoamãn ergueu seu bastão, que a avó enfeitou com penas de tucano e todos os
enfeites femininos e masculinos. Com esses enfeites na ponta, o bastão se transformou no
Sol, que gira por si mesmo.

Adaptado de pôster da revista Ciência Hoje das Crianças
 
 
 
Segundo texto:

Notícia sobre o nascimento das ciências

Aristóteles foi um grande pensador que viveu na Grécia, há mais ou menos 2.400 anos. Com base nas idéias de outros filósofos (pensadores) e em seus próprios estudos, ele escreveu dezenas de livros sobre Moral, Política, Lógica e também sobre a poesia, os animais, as plantas e os fenômenos celestes.
De tudo que Aristóteles escreveu sobre o céu e a Terra, destacamos algumas idéias. Para ele, a Terra ocupa o centro do Universo, que é eterno. O céu é composto por várias esferas transparentes onde se prendem a Lua, o Sol e todos os corpos celestes.
Muito acima da Terra, onde tudo é perfeito, habitam as divindades, que não são criadoras do universo.
Ele explicava que o movimento natural das coisas na Terra era a linha reta, como no movimento das coisas que caem. E que o movimento natural nos céus era o círculo, o redondo, como se vê na trajetória do Sol, da Lua e das estrelas. A Terra seria feita de água, fogo, ar e terra. Os céus seriam feitos de uma outra matéria, chamada éter.
 
 
Fonte:   Ciências : livro do estudante : ensino fundamental / Coordenação : Zuleika de Felice Murrie. — 2. ed. — Brasília : MEC : INEP, 2006.
 
 
 

Nenhum comentário: