quinta-feira, 24 de junho de 2010

CULTURA E COMPREENSÃO DO MUNDO, HOJE E NO PASSADO

CULTURA E COMPREENSÃO DO MUNDO, HOJE E NO PASSADO

Na Grécia Antiga, bem antes do nascimento de Cristo, viveram pensadores que produziram alguns conhecimentos detalhados sobre os fenômenos naturais. Eram conhecimentos que já não se baseavam nos deuses, já não eram mitos.
Eram um tipo de explicação em que a natureza era explicada por si só, uma novidade na época.
Ao se libertar dos deuses para explicar a natureza, a humanidade começou a criar o que hoje chamamos de Ciência.
Como vimos, Aristóteles pensava na Terra como uma esfera no centro do Universo. Na mesma época, um outro filósofo grego, chamado Aristarco, explicava bem diferente: ele achava que o Sol estaria no centro do Universo e que a Terra girava ao seu redor. Contudo, essas idéias foram esquecidas durante muito tempo e só foram retomadas séculos depois.
O conjunto da obra de Aristóteles foi preservado e utilizado por outros pensadores por quase 2.000 anos, de trezentos antes de Cristo até os anos 1600, aproximadamente.
Importante aperfeiçoamento das idéias de Aristóteles foi realizado por Cláudio Ptolomeu no século II d.C., século que vai de cem anos até duzentos anos depois do nascimento de Cristo.
Ptolomeu viveu em Alexandria, cidade no norte da África, num tempo em que ela era um grande centro cultural. Sua obra trazia o modo de calcular os movimentos das estrelas, da Lua, do Sol. Assim, podia prever os eclipses e outros acontecimentos celestes. Continha também um catálogo com 1.022 estrelas e a descrição dos instrumentos astronômicos da época.
 
A obra de Ptolomeu também foi preservada e utilizada durante muitos séculos seguintes. Feita no século XVI d.C. (que vai do ano 1500 até o ano 1600 depois de Cristo), tempo em que Ptolomeu ainda era importante referência da Astronomia. Ela mostra o astrônomo utilizando um instrumento que serve para medir os ângulos entre os diferentes astros. Ao seu lado, uma figura feminina inspiradora, a Musa da Astronomia, ciência que estuda os corpos celestes.

Com Ptolomeu, a Ciência trabalha seus rumos, estreitando relações com as matemáticas e utilizando tecnologia especial, os equipamentos para observação e medida. Assim, a obra de Ptolomeu representou um avanço na ciência da época, ainda que ele continuasse pensando que a Terra estava no centro do Universo, do mesmo modo que Aristóteles e quase toda a humanidade.

Entretanto, problemas nas explicações de Ptolomeu abalaram a teoria de que a Terra ocupava o centro do Universo. Teoria, aliás, é a explicação de vários fenômenos de modo conjunto, formando um sistema de idéias e métodos de estudo. Os métodos indicam como observar, calcular e registrar os fenômenos.
 
EM RESUMO:

• As ciências da natureza comportam as descrições e explicações dos fenômenos naturais organizadas em

teorias. No campo da Astronomia, as primeiras teorias científicas surgiram na Grécia Antiga.
 
 
 
 
Reflita sobre esta questão: Para que as pessoas observam os astros no céu? Talvez você  conheça algumas respostas, a partir de sua própria vivência cotidiana.
Examine cada uma das afirmações abaixo. Elas representam alguns motivos pelos quais as pessoas costumam observar o céu.

I - o céu é um belo espetáculo;

II - os movimentos do céu marcam a passagem do tempo;

III - o Sol e as estrelas são referências para o deslocamento no espaço;

Na sua opinião, quais dessas razões foram válidas para as pessoas de antigamente? E quais são importantes ainda hoje?
 
 
 Fonte: Ciências : livro do estudante : ensino fundamental / Coordenação : Zuleika de Felice Murrie. — 2. ed. — Brasília : MEC : INEP, 2006.

Nenhum comentário: