quinta-feira, 24 de junho de 2010

EM BUSCA DE EXPLICAÇÕES SOBRE OS FENÔMENOS NATURAIS

EM BUSCA DE EXPLICAÇÕES SOBRE OS FENÔMENOS NATURAIS

No poema “Qualquer vida é muita dentro da floresta”, você pode verificar que os ticunas registraram seu conhecimento sobre fenômenos com que convivem. São fenômenos que observam em seu dia-a-dia, como as transformações das plantas e o calor do Sol. As observações realizadas por muitas gerações permitem descrever os fenômenos da floresta com beleza e precisão.

Você mesmo obtém uma descrição semelhante à de muitas pessoas, ao realizar sua própria observação do movimento do Sol em relação ao horizonte. Essa observação pode ser descrita assim: o Sol aparece todos os dias, em certa região do horizonte, chamada “leste”, depois, vaise distanciando dessa região, até alcançar uma posição chamada “sol a pino”, ao meio do dia. A essa hora, a luz do Sol, ao bater nos objetos (prédio, pessoas etc.), resulta em sombras bem pequenas, projetadas no chão. Depois, o Sol segue em direção ao horizonte a oeste, onde acontece o “pôr do sol”. Desde o meio-dia até o final da tarde, as sombras vão ficando cada vez mais compridas. Na parte da manhã, o que acontece com as sombras é o contrário do que acontece à tarde: à medida que passa o tempo, as sombras vão-se tornando mais curtas.

O termo “horizonte” define o espaço que a vista alcança, ao observar o encontro entre o céu e a terra, ou o céu e o mar. Leste e Oeste são os nomes de onde o Sol nasce e se põe, respectivamente. São dois dos pontos cardeais. Os outros dois pontos são o Norte e o Sul. Um modo simples de uma pessoa encontrar os pontos cardeais é apontar o Leste com  a mão direita e o Oeste com a esquerda; assim, o Norte estará à frente da pessoa e o Sul, no sentido de suas costas.

Descrever os fenômenos é um passo importante em direção ao conhecimento da natureza. Mas as
descrições, muitas vezes, não são suficientes. É preciso ir além e saber as causas, os porquês dos
fenômenos.

No caso dos fenômenos descritos no texto ticuna, poderíamos perguntar por que “a floresta está sempre em movimento e há uma vida dentro dela que se transforma sem parar”? Poderíamos ir buscar respostas nas Ciências Naturais, especialmente na Biologia, a ciência da vida.

No caso do movimento do Sol em relação ao horizonte, a descrição não esclarece questão importante: por que todos os dias acontecem o nascer e o pôr-do-Sol?

Perguntas como essas, que questionam o porquê dos fenômenos, foram respondidas desde os mais remotos tempos, de diferentes maneiras. Essas respostas são parte importante das culturas humanas, muito antes do conhecimento científico ganhar a enorme importância que tem hoje em dia.

Realize a proposta seguinte para se informar a respeito de duas explicações sobre o Sol e o Universo produzidas por culturas distintas.
 
 
Fonte: Ciências : livro do estudante : ensino fundamental / Coordenação : Zuleika de Felice
Murrie. — 2. ed. — Brasília : MEC : INEP, 2006.

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