quinta-feira, 24 de junho de 2010

Como funciona a garrafa térmica?

Como funciona a garrafa térmica?


Saiba por que, dentro dela, o seu chocolate quente não esfria e tampouco o seu refresco esquenta!

Publicado em 30/03/2010
Atualizado em 13/04/2010

Dentro dela seu chocolate quente não esfria, tampouco seu refresco esquenta, por maior que seja o calor do lado de fora. Você a carrega de um lado para o outro, mas nunca se pergunta: como é que funciona a garrafa térmica? Quanta injustiça...

A ação da garrafa térmica é pura física. Isso mesmo! O princípio básico desse utensílio doméstico é evitar as formas de transmissão de calor, que se dá de um objeto mais quente para outro mais frio.

Em outras palavras, para manter seu conteúdo quentinho ou geladinho, a garrafa térmica tem uma ampola de vidro de paredes duplas, espelhadas interna e externamente, com o espaço entre elas praticamente vazio. As paredes espelhadas são para refletir a radiação, impedindo que ela se propague do interior do recipiente para fora, no caso de líquidos quentes (como o seu chocolate); ou de fora para dentro, no caso de líquidos frios (como o seu refresco). Já o espaço vazio é para dificultar a propagação de calor pelo contato da garrafa com a região a sua volta. É assim que este recipiente dificulta a entrada ou a saída de calor.

Você sabia que há várias formas de transmissão de calor? Pode ser por condução – como ocorre com o fundo da panela que conduz o calor do fogo para a água; por convecção – quando a água ou o ar transmite o calor ao circular entre as regiões com diferentes temperaturas, que é o caso do “banho Maria”; ou por radiação – como se dá em uma torradeira.

Numa eventual queda da garrafa térmica, mesmo com a proteção externa, que em geral é feita de plástico, a ampola de espelho pode trincar ou rachar. Consequentemente, o espaço entre as paredes deixa de ser vazio, e o ar que fica entre as paredes dificulta a retenção de calor.

Moral da história: se a sua garrafa já não consegue manter o chocolate bem quentinho ou o refresco geladinho por muito tempo, talvez seja por conta de algum dano nas paredes espelhadas. Então, quando ganhar uma nova, tenha bastante cuidado!


Fábio Luís Alves Pena

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA

Nenhum comentário: