quinta-feira, 24 de junho de 2010

TERIA SIDO FÁCIL A SOCIEDADE DA ÉPOCA ACEITAR A TEORIA DE COPÉRNICO?

TERIA SIDO FÁCIL A SOCIEDADE DA ÉPOCA ACEITAR A TEORIA DE COPÉRNICO?

No final dos anos 1500, a Igreja Católica só aceitou a proposta de Copérnico porque ajudava a resolver os cálculos necessários para os calendários. Não a aceitava como uma verdade.

Entretanto, muitos sábios continuaram trabalhando na teoria Heliocêntrica. Um deles foi o importante físico italiano Galileu Galilei que estudou fenômenos do movimento, da luz e do som, fenômenos estudados pela Física.

Galileu aperfeiçoou um instrumento ainda pouco usado à época, a luneta, um conjunto de lentes dentro de um tubo, com a qual os corpos distantes parecerem mais próximos. Com a luneta, pôde observar pela primeira vez as quatro luas de Júpiter, quatro satélites que giravam ao redor do astro.

Assim, Galileu obteve um argumento forte contra a teoria Geocêntrica: pelo fato de a Terra não ser o único corpo celeste com astros girando ao seu redor, ela não estaria no centro do Universo.

Naquele tempo, contudo, os chefes da Igreja não deram valor à observação feita com um instrumento – eles valorizavam bem mais as observações feitas a olho nu, as afirmações da Bíblia e dos textos de Aristóteles e seus seguidores. Os chefes da Igreja rejeitavam a idéia de a Terra não estar no centro do Universo, ou seja, continuavam contrários ao heliocentrismo, que Galileu defendeu ardorosamente. Sendo renomado palestrante, Galileu reunia grande número de pessoas para divulgar a nova ciência.

A Igreja poderosa julgou Galileu culpado por negar as palavras da Bíblia e o manteve em prisão domiciliar até a data de sua morte, onze anos depois, em 1642.
 
No século seguinte, nos anos 1700, importantes  estudos vieram demonstrar que Copérnico e Galileu estavam certos quanto à localização da  Terra em relação ao Sol. Então, a Terra e o ser humano saíram do centro do Universo para ocupar uma posição bem mais modesta, passando a fazer parte do Sistema Solar. Mas, apenas em 1982, a igreja resolveu retirar as acusações feitas contra Galileu, que, em 1992, foi totalmente reabilitado, sendo então reconhecido como físico genial pela Igreja Católica.

A disputa entre o Geocentrismo e o Heliocentrismo foi muito importante para transformar a visão que a sociedade tem de  mundo e de Ciência, por isso, os historiadores denominam a disputa entre o Heliocentrismo e o Geocentrismo de Revolução Científica.

Depois da Revolução Científica no campo da Astronomia, muitos outros fenômenos foram revistos e repensados. E assim, outras ciências modernas foram organizadas, muitas vezes acompanhadas de verdadeiras polêmicas e contrariando o que percebemos pela intuição.

O aperfeiçoamento dos instrumentos para observação passaram a ter, cada vez mais, um papel decisivo nas atividades científicas.
 
Fonte: Ciências : livro do estudante : ensino fundamental / Coordenação : Zuleika de Felice Murrie. — 2. ed. — Brasília : MEC : INEP, 2006.

Nenhum comentário: