quarta-feira, 21 de julho de 2010

Quem "pesou" a Terra?

Quem "pesou" a Terra?


Ninguém pode ter "pesado" a Terra simplesmente porque a Terra não tem um peso. Você saberá mais sobre isso quando estudarmos a gravidade mais adiante.

Mas a Terra tem massa, muita massa. Como conseguiram determinar o valor dessa massa?

Isso tem a ver com a gravidade da Terra. A Terra puxa os objetos para baixo com uma determinada força, e que já levou um tombo sabe dizer que é uma força e tanto.

Pois bem, outros planetas também puxam os objetos para baixo, mas com forças diferentes, dependendo do seu tamanho e da sua massa.

Se você sabe o tamanho de um planeta ou outro astro e a força com que ele puxa os objetos você consegue encontrar sua massa.

A Lua, por exemplo é menor e atrai os objetos com uma força 6 vezes menor que a Terra e sua massa é também muito menor que a da Terra.

Foi o cientista inglês Isaac Newton, que no século XVIII encontrou essa relação entre gravidade e massa. Essa relação, entretanto dependia da medida de um certo valor chamado Constante de Gravitação Universal, que foi determinado em uma experiência idealizada por um outro físico inglês Henry Cavendish em 1798. Com o valor dessa Constante determinou-se a massa da Terra e de outros astros.


http://www.if.usp.br/gref/

Nenhum comentário: