terça-feira, 20 de julho de 2010

PESQUISE

Apesar de Kepler introduzir as primeiras relações matemáticas descrevendo o movimento dos planetas, segundo Marcelo Gleiser, físico brasileiro e professor de astronomia, os elementos de seu sistema correspondiam ainda a uma manifestação da fé religiosa: Deus, todo poderoso, era o Sol, no centro, o Filho era representado pela esfera das estrelas fixas e o Espírito Santo era responsável pelos movimentos celestes. Para Kepler, os planetas mais externos moviam-se mais devagar porque o poder do Sol diminuía em proporção inversa à distância.

Responda: Kepler é “heliocentrista”, ou seja, ele tirou o caráter divino da Terra. Mas, por que, mesmo assim, os elementos do seu sistema ainda mantinham o misticismo religioso? Qual a razão de seu conflito?
 
 
Faltou muito pouco para Kepler conceituar “força gravitacional”. Mas havia três questões fundamentais que instigavam o ambiente cultural da época.

O que causava a queda dos objetos próximos à superfície terrestre? Qual a relação entre os movimentos dos planetas e o dos corpos próximos à superfície da Terra? Quem viria a tratar satisfatoriamente dessas questões?

Nenhum comentário: