terça-feira, 20 de julho de 2010

O QUE É FÍSICA?

A Física é uma Ciência que tem como objeto de estudo o Universo, sua evolução, suas transformações e as interações que nele se apresentam.

Por alguma razão, os fenômenos da natureza obedecem a equações matemáticas. Dessa forma, o papel do físico consiste em elaborar modelos para os fenômenos expressos em equações matemáticas. Mas atenção!

Esses modelos não são a natureza, mas sim a representação dela.

O conhecimento físico construído ao longo do tempo encontra-se presente hoje nas tecnologias do setor produtivo e de nossas casas. Daí a sua importância para as práticas sociais contemporâneas, a compreensão
da cultura produzida pelos homens, para entender a relevância histórica dessa produção dentro da história da humanidade. Não fosse o bastante, a elegância das teorias físicas, a emoção dos debates em torno das idéias científicas, a grandeza dos princípios físicos, desafia a todos nós, professores e estudantes, de compartilharmos, ainda que com um pouco de Matemática, os conceitos e a evolução das idéias em Física, presentes desde que o homem, por necessidade ou por curiosidade, passou a se preocupar com o estudo dos fenômenos naturais. (MENEZES, 2005)

Até o final do século XIX e ínicio do século XX, praticamente toda a Física conhecida estava concentrada no estudo dos Movimentos, apresentada no Principia de Newton, e o Eletromagnetismo de Maxwell, cuja síntese manifesta a junção dos fenômenos elétricos e magnéticos.

E, ainda, as três leis da Termodinâmica, formulações ocorridas especialmente com os trabalhos de Mayer, Helmholtz e Gibbs, donde surgiu uma das primeiras formulações para a Conservação da Energia.

Assim, os textos, os quais chamamos Folhas, englobam três campos de estudos: Movimento, Termodinâmica e Eletromagnetismo, escolhidos como estruturantes do currículo de Física do Ensino Médio, porque constituem-se como teorias unificadoras da Física. No século XVI, a mecância de Newton uniu os fenômenos celestes e os terrestres, sendo que suas Leis de Movimento englobam a Estática, a Dinâmica e a Astronomia. No século XIX, os estudos da Termodinâmica, que tiveram como mote as máquinas térmicas, unificam os conhecimentos sobre gases, pressão, temperatura e calor. Ainda no século XIX, Maxwell inclui a Óptica dentro da Teoria Eletromagnética, concluindo a terceira grande sistematização da Física ao unir os fenômenos elétricos com os magnéticos e a óptica.
 
Física / vários autores. – Curitiba: SEED-PR, 2006.

Nenhum comentário: