segunda-feira, 19 de julho de 2010

A ciência simples da vida

A ciência simples da vida


Blogue tenta fundir divulgação científica e educação. Para despertar atenção do estudante, usa como base notícias do cotidiano.

Por: Thiago Camelo

Publicado em 17/06/2010
Atualizado em 18/06/2010


Os primeiros passos na Lua em tom de brincadeira de criança. Às vezes, o interesse pela ciência começa assim, de modo inocente. O professor deve prestar atenção às pistas que o aluno dá .
Peça ao seu aluno para imaginar a cena de um crime. Ele é o detetive. Como relacionar uma mancha de sangue à vítima? Como saber, pela temperatura do corpo, há quanto tempo essa vítima morreu?

É assim que corre a aula proposta pelo biólogo Gabriel Cunha, co-autor do blogue RNAm e criador do recém-inaugurado Ciensinando, onde propõe novas metodologias de aula como a descrita acima.

O blogue usa fontes do cotidiano para falar de ciênciaEm sua nova empreitada, o biólogo, figura conhecida na blogosfera de divulgação científica, tenta usar fontes do cotidiano para falar de ciência – jornais, séries de TV, notícias do dia a dia.

A iniciativa de Gabriel, que está no começo de seu doutorado em biologia na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), já conta com diversos textos interessantes, que vão de dicas de publicações sobre educação a investigação de quando surgiu o método científico.

Conversamos com Gabriel por um programa de bate-papo virtual. Ele, com 28 anos, já teve experiência com aulas para o ensino médio e – também por isso – tem várias ideias para melhorar a divulgação de ciência para os jovens estudantes. Vamos à conversa.

Ciência Hoje On-line: Já há muitos blogues sobre ciência e muitos blogues sobre educação. Há, também, portais que tentam unir os dois temas. Qual foi a lacuna que você enxergou para ser preenchida pelo Ciensinando?

Gabriel Cunha: Eu senti que, apesar da ótima divulgação científica que muita gente faz hoje no Brasil, o problema em se popularizar a ciência estava relacionado à falta de conhecimento básico sobre o tema. Por exemplo, as pessoas leem matérias de jornal sobre o projeto genoma humano, sobre engenharia genética, mas não sabem direito como funciona uma célula, como a informação genética é organizada no DNA e transmitida para produção de proteínas.

E qual é a sua ideia?

Minha ideia é um pouco diferente da dos blogues de divulgação científica e de educação. O meu objetivo é fazer o possível para fundir as duas coisas [divulgação e educação], por isso comecei abordando conceitos mais relacionados à filosofia da ciência, como método científico e pensamento crítico, e depois passei a utilizar fontes de ciência no cotidiano (como notícias de jornal) para transmitir o conteúdo mais básico sobre o tema.

Como você usa as notícias do dia a dia no blogue?

"Procuro transmitir uma visão crítica sobre as informações que recebemos no dia a dia"Procuro transmitir uma visão crítica sobre as informações que recebemos no dia a dia, como fiz no texto sobre a 'célula sintética', por exemplo. Critiquei as notícias que interpretaram mal os resultados do trabalho e também o próprio trabalho, que trouxe um erro conceitual em relação ao termo 'código genético'. O termo nunca deveria estar presente num artigo científico de ponta e, no entanto, estava.


E qual é a sua análise do momento atual do Ciensinado? Planos?

O blogue ainda está bem no começo, está mais difícil do que pensei fechar a 'linha editorial', mas aos poucos ele vai seguindo em frente naturalmente. O respaldo dos leitores é sempre fundamental, e sem dúvida é o maior motivo para eu continuar dedicando tempo e esforço para escrevê-lo do jeito que o imaginei.

O que ainda não consegui fazer – e é o próximo passo – é estabelecer um canal direto com professores e alunos, que são meu maior objetivo em termos de público-alvo.

Thiago Camelo

Ciência Hoje On-line

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