quarta-feira, 21 de julho de 2010

Força e direção

Força e direção


Para mudar a direção de um movimento, como já dissemos, é preciso uma força. Porém, não uma força qualquer. Para que o movimento mude de direção a força dever ser aplicada em uma direção diferente da direção do movimento. É isso que acontece quando um motorista vira a direção do seu carro (já sei, já sei, escrevi muita direção em um parágrafo só ...)
 
 
Forças aplicadas em direções diferentes da do movimento, mudam a direção do movimento.
 
 
 
Em outras palavras, se um carro está indo para a frente e quer virar à esquerda, é preciso que a força seja aplicada como mostra a figura. Neste caso, a força representa uma interação entre os pneus e o asfalto: o pneu força o asfalto para lá e o asfalto força os pneus (e o carro) para cá.

Portanto, movimentos curvos só ocorrem quando há uma força agindo em uma direção diferente do movimento.

Quando você gira uma pedra presa a um barbante, a pedra está sendo forçada pelo barbante para "dentro",
mantendo-o em um movimento circular. Se o barbante se rompe, a pedra segue em frente de onde foi solta.
 
Para onde a pedra vai se o menino soltá-la deste ponto?
 
 
Por trás de todos estes exemplos estão as leis do movimento, conhecidas como "Leis de Newton". Conhecendo estas leis e as várias interações podemos prever os movimentos e as condições para que os objetos fiquem em equilíbrio. Os  sistemas de controle de movimento que acabamos de discutir obedecem às Leis de Newton e são projetados para  funcionarem corretamente de acordo com as interações a que estão sujeitos. Nas próximas leituras estaremos  aprofundando o estudo das Leis de Newton e das várias interações que acabamos de apresentar. Que tal dar uma lida  nos enunciados das três Leis de Newton, apresentados abaixo e tentar explicar com suas próprias palavras o que você  consegue entender. Esses enunciados estão escritos da forma como Newton os redigiu em seu livro Princípios Matemáticos  da Filosofia Natural.

 
1ª Lei:

Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento em uma linha reta, a menos que ele seja forçado a mudar aquele estado por forças imprimidas a ele.


 
2ª Lei:

A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção da linha reta na qual aquela força é imprimida.


 
3ª Lei:

A toda ação há sempre oposta uma reação igual, ou, as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas a partes opostas.
 
 
http://www.if.usp.br/gref/

Nenhum comentário: