quinta-feira, 22 de julho de 2010

A dessalinização da água

A dessalinização da água


Posted: 22 Jul 2010 06:52 AM PDT

Com o comprometimento das bacias fluviais, estamos apostando cada vez mais na exploração dos aquíferos para obtermos água potável. Outro meio é a dessalinização de água marinha e subterrânea, que atenderia populações instaladas próximas ao mar e com ausência de outras fontes.

Quanto à primeira opção, é interessante notar que as maiores reservas encontram-se nas mesmas regiões em que estão os grandes rios, ou seja, no longo prazo elas também estarão contaminadas ou reduzidas indiretamente pelos mesmos fatores que afetam os rios.

A utilização da água salgada esbarra em duas barreiras. Uma é o custo do processo, que apesar de ter caído pelo menos 30% nos últimos 20 anos, ainda é por volta de 60% mais caro que tratar a água dos rios devido ao gasto com energia e outros materiais. A outra barreira é o impacto ambiental, pois a dessalinização deixa como resíduo um composto salino para o qual ainda não há reaproveitamento. Outro efeito colateral é que a maior disponibilidade de água doce em áreas antes secas ou “salgadas” altera todo o ecossistema afetando a sobrevivência da fauna e flora originais.

Portanto, a melhor alternativa continua sendo cuidar da saúde dos rios e usar pouca água. E infelizmente os países em desenvolvimento – inclusive o Brasil – estão muito longe de mostrar algum resultado efetivo nesta direção.
 
http://www.docol.com.br/planetaagua/a-dessalinizacao-da-agua/
 

Nenhum comentário: