quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Operação de conversão de uma unidade de velocidade para outra podem ser determinadas

AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS


Operação de conversão de uma unidade de velocidade para outra podem ser determinadas:



• De m/s para Km/h, multiplica-se o valor da velocidade em questão por 3,6;

• De Km/h para m/s, divide-se o valor da velocidade por 3,6;

Resolva os problemas abaixo:

1. Um motorista trafegando em perímetro urbano procura manter a velocidade de seu automóvel em 36Km/h em um percurso de 600m. Quanto tempo dura esse movimento em segundos?

2. Um ciclista, participando de uma competição, desloca-se em uma bicicleta à velocidade de 15m/s por 3 horas. Qual o deslocamento do ciclista nesse intervalo de tempo?

3. Quando o brasileiro Joaquim Cruz ganhou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Los Angeles, correu 800m em 100s. Qual foi sua velocidade média em Km/h?

4. Um nadador percorre uma piscina de 50m de comprimento em 25s. Determine a velocidade média desse nadador em Km/h.

5. Um automóvel passou pelo marco 30 km de uma estrada às 12 horas. A seguir, passou pelo marco 150 km da mesma estrada às 14 horas. Qual a velocidade média desse automóvel entre as passagens pelos dois marcos em m/s?

6. Um motorista de uma transportadora recebeu seu caminhão e sua respectiva carga no km 340 de uma rodovia às 13 horas, entrou a carga no km 120 da mesma rodovia às 16 horas. Qual foi a velocidade média desenvolvida pelo caminhão em m/s?

7. O velocímetro de um carro indica 72 km/h. Expresse a velocidade deste carro em m/s.

8. A distância de Madri a Nova Iorque é de aproximadamente 5600 quilômetros. Um avião percorre essa distância em 7 horas. Qual é a sua velocidade média em m/s?

9. . Suponha que o carro acima percorra a pista com uma velocidade média de 100 quilômetros por hora. Em quantos segundos ele dá uma volta?

Nenhum comentário: