quarta-feira, 18 de agosto de 2010

ÁCIDOS - BASES - ÓXIDOS

SAIS

Os sais são substâncias muito presentes no nosso dia a dia. O sal mais comum é o sal que usamos na preparação de alimentos, o cloreto de sódio (NaCl). Além dele podemos citar: o cloreto de potássio (KCl), componente de adubos e fonte de potássio para as plantas; carbonato de sódio (Na2CO3), empregado na fabricação do vidro; e o sulfato de alumínio (Hl2(SO4)3), utilizado no tratamento de água.


ÁCIDO

Entre as mais comuns no nosso dia a dia estão o ácido acético (presente na composição do vinagre), o ácido cítrico (que existe nas frutas cítricas, como limão e laranja), o ácido láctico (que existe no iogurte) e o ácido acetilsalicílico (princípio ativo da aspirina).

Essas substâncias apresentam pelo menos uma característica comum: o sabor azedo. Mas não se deve usar o paladar para classificar substâncias desconhecidas. Esse é um procedimento que jamais deve ser adotado em laboratório, pois é muito perigoso: muitas das substâncias contidas nos frascos são tóxicas e podem causar a morte;outras podem provocar queimaduras graves e outros danos irreparáveis à saúde.

Essa é mais uma característica dos ácidos: em geral, são substâncias tóxicas e corrosivas. Outra característica dos ácidos é a condução de corrente elétrica quando em solução aquosa, propriedade que também caracteriza os sais.



Identificação prática dos ácidos

No laboratório, para identificar um ácido podemos, por exemplo, usar indicadores, que são substâncias específicas cuja coloração é alterada em presença de substanciais ácidas.

Na verdade, a denominação mais apropriada é indicador ácido-base, porque, além de indicarem a presença de ácidos, servem para a indicação de base.

Principais ácidos e suas aplicações

Vejamos alguns ácidos muito comuns no dia a dia, seja por utilização, seja por sua importância comercial.

Ácido clorídrico (HCl). É comercializado com o nome de ácido muriático e utilizado, principalmente, na limpeza de pisos e de superfícies metálicas antes de uma soldagem. Também está presente no estômago,sendo responsável pela acidez do suco gástrico.

Ácido sulfúrico (H2SO4) Entra na produção de diversas substâncias, como corantes, tintas, explosivos, papel; também é usado na industria de fertilizantes agrícolas para produção de adubos. O líquido de bateria de automóveis é uma solução aquosa desse ácido.

Ácido nítrico (HNO3). É usado na fabricação de explosivos, como o trinitrotolueno (TNT) e a nitroglicerina (dinamite); e na industria de fertilizantes agrícolas como matéria-prima para a fabricação dos nitratos de amônio e de cálcio.

Ácido cianídrico (HCN). Utilizado em indústrias diversas, como as de plástico, de acrílico e de corantes. Altamente letal, foi o gás utilizado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial nas câmaras de gás dos campos de concentração.

Ácido fosfórico (H3PO4). É usado na fabricação de tinturas, na industria de alimentos, de vidro e de fertilizantes agrícolas (na produção de superfosfatos)


BASES

Elas se caracterizam por apresentar gosto adstringente (como o de bananas verdes) ou cáustico (como o de substâncias corrosivas). Como os sais e os ácidos, as bases ou hidróxidos conduzem corrente elétrica quando dissolvidas em água.


 
Identificação prática das bases



Também podemos identificar bases em laboratório com os indicadores ácido-base. Quando o meio é básico o papel de tornassol vermelho adquire coloração azul e o papel azul permanece azul.

Outro indicador ácido-base muito utilizado em laboratório é a fenolftaleína. Essa substância se apresenta como um pó branco insolúvel em água, mas solúvel em álcool. A solução alcoólica de fenolftaleina, incolor em meio ácido, torna-se vermelha ou rosada em meio basco.



Principais bases e sua aplicações



Hidróxido de sódio (NaOH). Conhecida também como soda cáustica, essa substância tem diversas utilizações: na fabricação de sabão, de detergentes e de produtos para desentupir pias e ralos; na fabricação de celofane e da fibra raiom; no processo de extração de celulose na indústria de papel; etc.



Hidróxido de magnésio (Mg(OH)2). A suspensão aquosa dessa base é comercializada com o nome de leite de magnésia e utilizada como laxante e antiácido. Entretanto, é recomendável que o consumo desse produto e de qualquer outro medicamento seja feito com orientação médica, pois podem surgir efeitos colaterais.



Hidróxido de cálcio (Ca(OH)2). Conhecida como cal hidratada ou cal extinta, essa substância é usada na construção civil, na preparação de argamassa (areia, cal e cimento) e na caiação (pintura a cal). As indústrias açucareiras também a utilizam na purificação do açúcar comum.



ÓXIDOS



Os óxidos são muito abundantes em nosso planeta e podem ser encontrados naturalmente em todos os ambientes: nas rochas que formam a crosta terrestre, na água dos rios e mares e no ar atmosférico. Eles são fonte de matéria-prima para muitas atividades humanas.

Em geral, os materiais utilizados na construção de uma casa são os tijolos, a areia, a cal, o cimento, o vidro o ferro, o alumínio e a água. Esses materiais apresentam outros aspectos comuns: são extraídos diretamente da natureza e de sua constituição original participa de algum tipo de óxido.

Metais como o ferro e o alumínio, utilizados na fabricação de esquadrias para portas e janelas, são obtidos de minérios constituídos principalmente por óxidos metálicos. O componente principal da bauxita (minério de alumínio) é o óxido de alumínio (Al2O3); O da hematita (minério de ferro) é o óxido de ferroIII (Fe2O3)

Um comentário:

Anônimo disse...

olá professor Laor, ficou muito legal essas coisas falando sobre o ácido, gostei.