quarta-feira, 18 de agosto de 2010

APRENDA A APRESENTAR UM SEMINÁRIO

Fases para exposição de seminário


1- Uma fase de abertura:

Momento que o expositor toma contato com o público. Ex: “Bom dia pessoal! Gostaria de apresentar a vocês os componentes do meu grupo: Fulano, Ciclano...”

2- Uma fase de introdução ao tema:

Momento de entrada no discurso. Etapa de apresentação, de delimitação do assunto. Esse contato visa mobilizar a atenção, despertar a curiosidade do público. Ex: “Gostaríamos de falar sobre...” “O assunto da nossa exposição será...”

3- Apresentação do plano da exposição:

Essa fase cumpre a função de tornar explícita ao público, as operações do planejamento em jogo. Ex: “Falaremos primeiramente sobre... Depois, daremos alguns exemplos, para, em seguida, abordarmos os seguintes aspectos...” “Nosso seminário está dividido em três partes. Na primeira, abordaremos... Na segunda, vamos falar sobre... E por último, explicaremos...”

4- O desenvolvimento do assunto:

Fase em que se desenvolve o encadeamento dos temas ou subtemas. É importante que exista: coesão temática (assegura a articulação das diferentes abordagens do assunto), sinalização do texto (distingue as idéias principais das secundárias), introdução de exemplos (explicativos ou ilustrativos) e a reformulação de palavras (esclarecimento de termos considerados difíceis). Ex: “Devemos notar, sobretudo, esses dois aspectos... Em outras palavras, podemos chamar de... E agora, exemplificando...”

5- Fase de recapitulação e síntese

Permite retomar os principais pontos da exposição. Ex: “Em resumo podemos dizer que...” “Para finalizar, faremos uma síntese de tudo o que vimos até aqui...”

6- Conclusão

Transmite a mensagem final, submete aos ouvintes um problema novo, ou ainda pode dar início a um debate, roda de conversa. Ex: “Portanto, gostaríamos de deixar bem claro que...” “Para concluir, queremos deixar a seguinte mensagem...”


7- Encerramento

Etapa simétrica à abertura, comportando geralmente, agradecimentos ao público. Ex: “Gostaríamos de agradecer a atenção de todos...”

Nenhum comentário: