terça-feira, 6 de setembro de 2011

Entenda as principais hepatites e saiba como evitar

27 de julho de 2011 - 07:18
Edilene Ribeiro 
 
...Segundo especialistas, esta é uma doença grave e silenciosa, que muitos podem ter sem ao menos saber. Segundo o Ministério da Saúde, somente a hepatite C faz parte da vida de cerca de 3,5 milhões de brasileiros.
Mas para definir os tipos de hepatite é preciso uma sequência alfabética: A, B, C, D e E. “Em todos os casos, a hepatite causa uma inflamação no fígado que se não tratada adequadamente pode levar à morte”, afirma o infectologista do Hospital Bandeirantes, Paulo Roberto Abrão Ferreira.
Na maioria dos casos, a principal causa da doença são as infecções virais. No entanto, outros fatores colaboram para o surgimento da hepatite, tais como o uso abusivo de álcool e de alguns tipos de medicamentos, consumo de drogas, doenças hereditárias e autoimunes.
Além disso, os sintomas da hepatite podem demorar até 20 anos para dar sinais, porém, quando isso acontece, a doença pode já estar em um estágio avançado e gerar graves complicações. Por este motivo, o diagnóstico precoce é fundamental. “Pessoas que fazem os exames ao menos uma vez ao ano e evitam as maneiras de contágio diminuem consideravelmente o risco de ter a doença. Além disso, o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura”, diz a coordenadora da Casa das Hepatites da Unifesp, Maria Lúcia Ferraz.
Hepatite A
Pode ser transmitida por via oral, fecal ou por meio de alimentos contaminados. A má higiene ou a falta dela colabora para a proliferação da doença.
Vale lembrar que a doença pode ocorrer de forma esporádica ou em surtos. Devido à falta de sintomas, pode passar na maioria das vezes despercebida. Segundo informações do Ministério da Saúde, a hepatite A tem cura.
Cuide-se:
•    Não ingerir frutos do mar crus ou malcozidos;
•    Evitar o consumo de alimentos e bebidas sem conhecer a procedência ou sem saber como foram preparados;
•    Beber apenas água clorada ou fervida, especialmente nas regiões em que o saneamento básico é inadequado ou inexistente;
•    Lavar as mãos cuidadosamente antes das refeições e depois de usar o banheiro. A lavagem criteriosa das mãos é suficiente para impedir o contágio de pessoa para pessoa;
•    Não ingerir bebidas alcoólicas durante a fase aguda da doença e nos seis meses seguintes à volta das enzimas hepáticas aos níveis normais;
•    Levar material próprio para a manicure;
•    Tomar as vacinas contra a hepatite A;
•    Utilizar dieta pobre em gordura e rica em carboidratos; o próprio indivíduo, orientado pelo médico, pode definir a dieta de acordo com seu apetite e aceitação alimentar.

Hepatite B
Pode ser evitada com o uso de preservativo, já que é considerada uma Doença Sexualmente Transmissível (DST). Existem altos índices de concentração do vírus na secreção sexual, e é a forma mais comum de transmissão da doença em países desenvolvidos. Além disso, compartilhar seringas também ajuda na contaminação.
A transmissão perinatal, da mãe para o filho, também ocorre e, por isso, a vacinação neonatal – logo após o nascimento – protege o filho contra a transmissão do vírus da mãe.
O farmacêutico Nilton Gonçalves Neves ressalta que é muito importante tomar cuidado nos procedimentos que envolvam contato sanguíneo, e chama atenção para que profissionais da saúde sempre utilizem material descartável.
“Falta informação. Muitas vezes a população não tem o cuidado de ver o histórico do profissional com quem vai se cuidar, tem de ficar atento à qualidade do serviço”, diz.
Neves ainda lembra que a melhor forma de prevenção contra a hepatite B é a vacinação.
Hepatite C
Aproximadamente dois milhões de pessoas estão infectadas pelo vírus da hepatite C. Sangue contaminado e relação sexual são as principais causas de contaminação. Segundo o Ministério da Saúde, a chance de cura varia de 50 a 80% dos casos, a depender do tipo do vírus.
Como prevenir
•    Não utilizar drogas injetáveis;
•    Certificar-se de que todo o material utilizado para coleta de sangue é descartável;
•    Se pretender engravidar ou se estiver grávida, fazer o teste para saber se porta o vírus das hepatites A, B e C;
•    Usar preservativo nas relações sexuais;
•    Tomar a vacina contra a hepatite B (disponibilizada pelo Ministério da Saúde).

Nenhum comentário: