terça-feira, 6 de setembro de 2011

É preciso mais campanhas contra o tabagismo


A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou, na semana passada, um relatório que revela que em dois anos aumentou de 16 para 19 o número de países com leis que obrigam a inserção de avisos de advertência sobre os males do fumo nas embalagens de cigarro e outros produtos derivados do tabaco. Com esse aumento, mais de um bilhão de pessoas passaram a ter acesso a esse tipo de alerta, contra 547 milhões há dois anos.
Apesar da maior adesão, a OMS cobra dos países a adoção de propagandas e alertas para estimular mais pessoas a parar de fumar e a adesão à convenção mundial de controle do tabaco, em vigor desde 2005. Segundo Ala Alwan, responsável pelas áreas de doenças não transmissíveis e saúde mental da OMS, não há como ficar satisfeito pelo fato de que a maioria dos países não está fazendo nada ou tem ações insuficientes. “Queremos que todos os países sigam as melhores práticas para reduzir o consumo de tabaco.”
Países como os Estados Unidos, o México e o Peru foram os últimos a colocar os avisos nas embalagens. No Brasil, a inclusão de imagens nos maços de cigarro é obrigatória desde 2002. É louvável que nosso País tenha se antecipado, mas ainda é preciso outras frentes para diminuir o consumo do tabaco.
Sabe-se que o tabaco contribui para o surgimento de inúmeras doenças, como derrame, câncer e enfisema. Segundo a OMS, cerca de seis milhões de pessoas devem morrer neste ano por causa do cigarro, incluindo 600 mil fumantes passivos. Por isso, é preciso que haja mais mobilização em torno da questão. O poder público deveria intensificar as campanhas contra o tabaco e fazer com que as informações chegassem ao maior número de pessoas, principalmente entre os jovens.
De acordo com dados da OMS, até 2030, cerca de oito milhões de pessoas devem morrer vítimas dos males causados pelo tabaco. É urgente a conscientização das pessoas contra o fumo, e principalmente com relação às novas gerações. Afinal, de acordo com a ONG Aliança de Controle do Tabagismo, o número de fumantes entre os adultos vem caindo nas últimas décadas, mas aumentou entre o público jovem.

Nenhum comentário: