sexta-feira, 24 de agosto de 2012

http://cienciadivertida.comze.com/1_4_Experi-ncias.html


Tudo começou em 2008, com um grupo de jovens entusiastas e um professor fantástico, com ideias inovadoras, de criar na escola algo único...

Ao longo de um ano lectivo (2008/2009), desenvolveu-se um projecto, fantástico, de interesse extraordinário a nível escolar, com o nome ''F.I.S.I.C.A.''...

(Formas Interessantes de Saber Interpretar as Coisas que Acontecem)

Neste decorrente ano electivo, (2009/2010) uma nova turma, decidiu retomar o projecto mas dando-lhe outra variante: ''Ciência Divertida'', com o slogan ''A ciência divertida é para todos!!!''

Ao longo deste ano, este site vai ser actualizado com montes de esperiências novas a cada semana, com introduções e explicações teóricas, e com algumas demonstrações práticas que incluem fotografias e vídeos!



Porquê?


Tudo começou com o projecto ''F.I.S.I.C.A.'', um grupo jovem de alunos do 12º Ano da Turma B da Escola Basica/Secundaria de Melgaço, no ano lectivo 2008/2009, com o entusiasmo de mostrar à comunidade escolar o interesse da ciência, despertar nos mais jovens o interesse da ciência.
Foram escolhidas para tal as Aulas de Área de Projecto, coordenadas por um professor fantástico (Augusto Rodrigues), com um gosto tremendo pela Ciência, e com um alto nivel de conhecimento cientifico.
Ao longo do ano 2008/2009 os alunos do projecto ''F.I.S.I.C.A.'', montes de ideias surgiram, montes de projectos, uns deram ''Fruta'' outros ''Nem por isso''... Mas veremos que em todas as ideias todos os projectos, e possivel esplicar o ''Porquê?'' do seu funcionamento, ou o ''Porquê?'' de não funcionar.
Apesar de tudo, os alunos explicaram todos os projectos, de uma forma cientifica, mas acessivel a todo o público.
No final do Ano lectivo 2008/2009 o grupo de alunos, fez uma pequena exposição, aberta a comunidade escolar, onde apresentou durante 3 dias, alguns dos seus projectos que foram bem concebidos, isto é, que demontraram ''Fruto'', eram projectos com potencial, de fácil compreensão, e com uma grande variabilidade de aplicações no mundo quotidiano.
A organização da exposição, contou também com a participação de 2 alunos do 11ºB, com um projecto dinâmico, direccionado mais para a area da electricidade e elctrónica, o seu projecto foi uma ''Pista Slot'' feita artesanalmente, com um looping, e os respectivos cálculos.


No Ano lectivo 2009/2010, uma nova turma do 12º Ano (12ºB) em conjunto decidiu, com o consentimento dos alunos do Projecto ''F.I.S.I.C.A.'' e com a vantegem de ter como professor de Área De Projecto, o professor Augusto Rodrigues, dar continuidade ao projecto.

Dando outra variante ao tema, com o nome ''Ciencia Divertida'' e com o slogan, ''A Ciência é para todos'' pretende ao longo deste ano lectivo e já com alguma eficácia em alguns dos projectos realizados até esta data (27 de Novembro de 2010).
Poderao Visitar experiências/projectos no menu deste site, na parte ''Experiências''...



Contactos


Ciência Divertida

Area de Projecto 12ºB


Escola Secundaria de Melgaço

Av. Capitão Salgueiro Maia, nº 385
4960-570

Nenhum comentário: