sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Dinâmica 2

MOVIMENTO DOS CORPOS

O estudo do movimento dos corpos é, certamente, da mais antigas investigações humanas, dada a extensão de sua aplicação no cotidiano: QUASE TUDO O QUE VEMOS E O QUE NÃO VEMOS E O QUE NÃO VEMOS À NOSSA VOLTA ENVOLVE ALGUM TIPO DE MOVIMENTO.


Aristóteles, filósofo grego do século IV a.C. elaborou explicações sobre o movimento dos corpos. Parte de suas idéias permaneceram bem aceitas por todo mundo ocidental até os séculos XVI e XVII da Era Cristã. assim se entendia o movimento dos corpos segundo as teorias aristotélicas:

Quando um corpo tem velocidade em relação a umponto, ou seja, não está em repouso, então ele está sujeito a uma força, realizada por um agente. É como uma carroça que se move a uma velocidade constante porque o animal de tração exerce uma força sobre ela, puxando-a numa direção, mantendo-o com essa velocidade; cessando a força, cessa o movimento e a carroça fica parada.

Corpos em queda

É o pensamento aristototélico previa que os corpos mais pesados caíssem mais rapidamente em direção à superfície da Terra do que corpos mais leves.

  • Segundo aristótele se soltarmos uma bola de boliche e uma de gude de uma mesma altura quem cai primeiro ao solo é a de boliche por ser mais pesada.
Ainda bem que apreceu Galileu Galilei com seu espirito invetigador e realizou uma demonstraçãosemelhante do alto da torre de Pisa, na Itália, que mede cerca de 50 metros de altura. Soltou sem empurrar uma bala de canhão e uma bala de mosquete á mesma altura , demonstrou que ambas atingiam o solo simultaneamente.

 

Nenhum comentário: